quarta-feira, 28 de maio de 2008

Música Caipira Raiz



Existem diversas lendas acerca da tradição dos violeiros. Acredita-se que a arte de tocar viola seja um dom de Deus, e quem não o recebeu ao nascer nunca será um violeiro de destaque.
Tonico & Tinoco é uma dupla de cantores de música sertaneja do Brasil.
Algumas das canções mais populares da dupla são "Chico Mineiro" (Francisco Ribeiro e Tonico), "Chalana" (Mario Zan/Arlindo Pinto), "Moreninha Linda" (Tonico/Priminho/Maninho), "Mourão da Porteira" (Raul Torres/João Pacífico), "Tristeza do Jeca" (Angelino de Oliveira), "Boiada Cuiabana" (Raul Torres) e "Canta Moçada" (Tonico/Nhô Fio).
Tonico morreu em 1994. Tinoco prossegue em seu trabalho, agora ao lado de seu filho Tinoquinho. Tinoco completa 72 anos de carreira em 2008.




Clique aqui e confira um dos grandes sucessos dessa dupla inesquecível:



http://br.youtube.com/watch?v=V3Ep-bLUTOk&feature=related



Antonio Henrique de Lima, conhecido como Pardinho, nasceu em 1932 e faleceu em 2001. É um dos maiores cantores[brasileiros de música sertaneja de raiz, muitas duplas são influenciadas por sua música. Começou cantando com o nome de Miranda e formou uma dupla com Zé Carreiro (da dupla Zé Carreiro & Carreirinho), Antonio Henrique adotou o pseudônimo de Pardinho e começou a criar seus próprios sucessos. Pardinho fez sucesso com o companheiro Tião Carreiro com a dupla Tião Carreiro & Pardinho. A discografia de Pardinho e Tião Carreiro soma mais de 45 discos, encontrados facilmente em qualquer loja de discos do Brasil.





Clique abaixo e curta a música Amargurado com Tião Carreiro e Pardinho





Trio Parada Dura é um conjunto musical brasileiro de grande importância para o sucesso da música sertaneja. Após figurar nas paradas de sucesso com várias canções, o grupo estourou em 1985 com As Andorinhas.
Há quase 30 anos fazendo parte da cena sertaneja brasileira, o Trio Parada Dura é uma referência para os músicos e fãs do gênero. Com nada menos do que dez discos de ouro e três de platina na bagagem, o Trio construiu sua personalidade sobre uma base que conta com letras irreverentes, músicas de enorme apelo popular e um nível de produção surpreendente. Formado desde 1987 por Creone, Parrerito e Mangabinha - único remanescente da formação original do grupo - o Trio Parada Dura continua compondo novas músicas e acendendo as platéias do Brasil.

http://br.youtube.com/watch?v=ptyrJu876MU


A dupla sertaneja João Mineiro e Marciano teve início após João Mineiro desfazer uma parceria humorística que já durava 8 anos, tendo a sorte de encontrar José Marciano, que planejava formar uma dupla sertaneja voltada para a música romântica.
O primeiro álbum, da então dupla recém-formada, foi em 1973, o qual obteve sucesso com a música “Filho de Jesus” e “Chovisco da Madrugada”.
Logo outras músicas se tornaram sucesso, mesmo com um intervalo de sete anos sem lançar discos, pois o segundo disco, entitulado “Esta Noite como Lembrança”, saiu apenas em 1980.Devido ao sucesso, e também ao fato de que a música sertaneja era muito tocada no Brasil, João Mineiro e Marciano chegaram a apresentar um programa musical no SBT nos anos 80, nas manhãs de domingo, que levava o nome da dupla




Um comentário:

Unknown disse...

Eu fâ de João Mineiro e Marciano.